Produtos > Reguladores de Tensão > IK5939

Reguladores de Tensão

IK5939

14V
Campo Negativo
Auto Excitação
PWM de aproximadamente 160Hz no terminal DFM
DICA: Nos alternadores da linha peugeot, quando o defeito for ?luzes do carro piscam?, o defeito encontra-se na placa retificadora. Com o tempo e trepidação, o parafuso que fixa o borne positivo fica solto no interior da placa, ocasionando mau contato. Assim a voltagem fica variando e as luzes acabam piscando
Possui proteção contra curto circuito no rotor e no terminal L

Aplicação:

CITROEN - Xsara Picasso 2.0L com A/C C4 Pallas c/ alt. 150 Amperes
FIAT - Ducato 2.0 2004 - 2006
PEUGEOT - Peugeot 307 Peugeot 207 207 Passion 308 206 1.4 1.6 16V 01

Referências do Produto

Valeo - 2542528 2220314 SG12S051 9639396580 2542526A SG9B065 SG9B109 SG9B102 SG9B127 2543526 2543526a 9646321780 SG9B043 SG12S113 SG9B128 9807342580 9672074480 9672213080 SG10B023 TG12C170 TG9S125 9660263480 TG9B064 SG10B022 TG9S126 SG7S015 SG09B065

Equivalentes ou Substitutos

Valeo - 593529 593857 2542775 VA593529 501402

Fabricante original

Valeo

Assista ao vídeo para saber mais sobre nossos produtos, e ainda veja os testes realizados:

Causa: 1-Falha no envio / recebimento de sinal no terminal FR.
2-Problema no regulador de voltagem.
3-Mau contato no terminal W do regulador.

Solução: 1-Verificar fusíveis de 1 Ampere, verificar possível mau contato ou curto circuito no fio que faz a conexão do terminal FR, sem solução, substituir o regulador.
2-Verificar possível curto circuito no chicote do fio de lâmpada. Substituir o regulador se necessário.
3- Ajustar esta conexão entre o regulador e o retificador.

Causa: 1-Pode ser problema em algum componente do alternador: regulador, placa retificadora, rotor, estator.

Solução: 1-Revisar todos os componentes e conexões.

Causa: 1-Mau contato.
2-Circuito de lâmpada do regulador queimado.
3-Rotor aberto / em curto.

Solução: 1-Revisar todas as conexões que envolvem positivo e negativo. Revisar o chicote do circuito de lâmpada.
2-Verificar mau contato nos terminais positivo e negativo, verificar anel coletor do rotor (desgaste excessivo ocasiona mau contato e possivel queima do regulador).
3-substituir / retificar o rotor.

Causa: 1-Distância incorreta entre rotor e estator;

Solução: 1-Verificar qual componente está fora de medida e substituir.

Causa: 1-Problemas na bateria.
2-Mau contato dos cabos positivo e negativo.
3-Rotor com resistência alta, acima dos limites.
4-Regulador de tensão com problema.
5- Curto entre espiras no estator (não causa aquecimento).

Solução: 1-Substituir a bateria.
2-Reforçar cabeamento do alternador.
3-Substituir / recondicionar o rotor.
4-Substituir o regulador.
5-Substituir / recondicionar o estator.

Causa: 1-Mau contato de conexão dos terminais positivo ou no negativo.
2-Defeito no regulador de voltagem.

Solução: 1-Verificar conexões do regulador de voltagem, do retificador, do alternador, da bateria e cabeamentos positivo e negativo.
2-Substituir o regulador de voltagem.

Causa: 1-Bateria em curto.
2-Se estiver acima de 16V, pode ser o regulador.
3-Estator em curto.
4-Mau contato nos bornes positivo / negativo.
5-Se a bateria do multímetro estiver fraca, pode acusar tensão incorreta.

Solução: 1-Substituir a bateria.
2-Substituir o regulador de voltagem e revisar o alternador e cabeamentos.
3-Substituir / recondicionar o estator.
4-Revisar parafusos de fixação e cabeamento positivo e negativo.
5-Substituir a bateria do multímetro.

Causa: 1-Problemas na bateria.
2-Mau contato dos cabos positivo e negativo.
3-Regulador de tensão com problema.
4- Curto entre espiras no estator (não causa aquecimento).
5-Solda fria (mal contato) no rotor.
6-Placa retificadora incorreta (Sistema de ligação Estrela instalada no lugar do sistema Triângulo, se for sistema Bosch).
7-Defeito na placa retificadora quando em carga.

Solução: 1-Substituir a bateria.
2-Reforçar cabeamento do alternador.
3-Substituir o regulador.
4-Substituir / recondicionar o estator.
5-Retificar / Substituir o rotor.
6-Instalar a placa correta (Ligação sistema Triângulo).
7-Substituir a placa retificadora.

Causa: 1-Bateria em curto.
2-Estator em curto.
3-Mau contato.
4-Curto circuito e outro componente no veículo, ocasiona excesso de consumo, que causa aquecimento.
5-Adaptação de novos consumidores no veículo.

Solução: 1-Substituir a bateria.
2-Substituir / recondicionar o estator.
3-Revisar aperto de parafusos e cabeamento positivo e negativo.
4-Verificar se existe algum componente, como por exemplo, eletro ventilador do radiador em curto.
5-Verificar existencia de equipamentos adaptados, tais como, som automotivo. Ocasionam consumo excessivo, que gera o aquecimento do alternador.

Causa: 1-Se o consumo parar ao desconectar a alimentação do alternador, verificar regulador de voltagem e retificador.
2-Se o consumo não parar ao desconectar o alternador, pode ser causado por outros componentes no veículo.

Solução: 1-Substituir regulador de voltagem e/ou retificador.

Causa: 1-Verificar possível curto no estator.
2-Verificar possível curto no rotor ou castanha do rotor desalinhada.
3-Verificar possível curto no retificador.

Solução: 1-Substituir / recondicionar o estator.
2-Substituir / recondicionar o rotor.
3-Substituir retificador.

Causa: 1-Rotor em curto.
2-Mau contato na fixação do regulador ou de cabeamento.

Solução: 1-Substituir o rotor.
2-Verificar aperto dos parafusos de fixação, verificar possível mau contato do cabeamento de bateria.

Causa: 1-Pode ser um defeito de regulador de tensão, bateria ou até mesmo o funcionamento normal do sistema.

2- Polia roda livre estourada

Solução: 1-Como a tensão destes alternadores pode variar muito (12,5 a 16v), para saber se está carregando mesmo com tensão baixa, deve-se medir a corrente de saída do alternador com um alicate amperímetro DC. Se o veículo possuir o sensor no cabo negativo da bateria, essa medição pode ser realizada com um Scanner.

Onde encontrar:

Saiba onde comprar o IK5939 no local mais próximos de você:

Falhas e Soluções

Onde encontrar:

Saiba onde comprar o IK5939 no local mais próximos de você:

Falhas e Soluções
Fale conosco no WhatsApp